novembro 04, 2016

.the power of silence.

.por muitas vezes, eu me calei diante de situacoes que me afetam de alguma forma: um fato, uma acao, uma conversa, um gesto - ou a falta de algum deles - e por outras tantas vezes ja fui julgada - ate por mim mesma - como uma fraca, boba ou estupida por nao ter falado 'o que se deveria'. embora nao conseguisse reconhecer naquele momento, eu sempre achava que por mais estranho que parecesse ser, o silencio tinha um entendimento diferente dentro de um contexto ou de algo ocorrido.

.hoje, em meio aos meus silencios, me peguei lendo inumeros artigos e textos que foram me auxliando a entender e lidar esse meu atual momento. identificar sentimentos com simples palavras (vazio, medo, tristeza, estranhamento...) ajuda a entender e identificar a razao, causa ou inicio desse sentimento sem julgamento, medo ou arrependimento... so entendimento.

.entre os textos que foram aparecendo, um deles chamado o poder do silencio me chamou a atencao e entre inumeros exemplos de situacoes, consegui em palavras (me) identificar na minha ausencia de palavras...

"Your conversation partner has just said something that angered you. Would you be wiser to respond or to remain silent? Silence lets you cool down and gives the person a moment to reconsider and say something kinder. If you lash back, it’s more likely to ratchet up the tension and to create more heat than light."

.e...

"If you’re uncomfortable allowing a silence for fear it could make you seem stupid or that you’re capitulating to the other person's position, you might say, “May I take a moment to think about what you said?”

...

Nenhum comentário: