janeiro 12, 2005

Ano novo. Vida nova.

Tecnico em Estilismo e Coordenação de Moda
Objetivo:
Ao oferecer este curso, o Senac Rio tem por objetivo:
1.2.1. Atender aos princípios da Educação Profissional enunciados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, em especial: · Independência e articulação com o ensino médio;· Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos;· Desenvolvimento de competências para a laborabilidade;· Flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização;· Identidade dos perfis profissionais de conclusão de cursos;· Atualização permanente dos cursos e currículos;· Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;· Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas;· Respeito à liberdade e apreço à tolerância;· Garantia do padrão de qualidade e compromisso com os resultados de aprendizagem;· Vinculação da educação profissional com o trabalho, ciência, tecnologia e práticas sociais dos cidadãos;· Valorização de experiências extra-escolares;· Atenção às tendências e oportunidades do mercado de trabalho;· Valorização das formas de aprendizagem que levem à autonomia intelectual e à iniciativa de manter-se atualizado.
1.2.2. Oferecer condições para que o aluno desenvolva as seguintes competências profissionais gerais requeridas pela respectiva área de Imagem Pessoal:· Correlacionar forma e cor com os aspectos gerais da composição visual.· Identificar e analisar aspectos estéticos, técnicos, econômicos, mercadológicos, psicológicos, históricos e socioculturais no desenvolvimento da atividade profissional.· Identificar as características e necessidades do cliente.· Identificar, analisar e aplicar as tendências da moda.· Coordenar o desenvolvimento de protótipos de coleções.· Empregar vocabulário técnico específico na comunicação com os diferentes profissionais da área e com os clientes.· Utilizar os diversos tipos de equipamentos, de instrumentos de trabalho, de materiais e suas possibilidades plásticas;- Aplicar princípios, estratégias e ferramentas de gestão no trabalho autônomo ou nas organizações empresariais· Identificar características, possibilidades e limites na área de atuação profissional.· Utilizar a tecnologia disponível na pesquisa de produtos e no desenvolvimento das atividades da área.· Aplicar técnicas de primeiros socorros e métodos de higiene e segurança no trabalho.
1.2.3. Desenvolver as competências específicas da habilitação profissional de Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda, relacionados ao perfil de conclusão da respectiva habilitação e das qualificações intermediárias que compõem seu itinerário profissional.
1.2.4. Formar profissionais de nível técnico capazes de atuar de forma solidária, desenvolvendo atividades voltadas para o bem comum e para a melhoria da qualidade de vida.
1.2.5. Possibilitar condições para a reflexão, a (re)construção do conhecimento e aprendizagens significativas que respaldem o desenvolvimento de projetos de ação próprios, que evidenciem o engajamento pleno no mundo do trabalho.Perfil do profissional:Este profissional implementa processos de desenvolvimento de Coleções de Moda, observando as tendências e propondo alternativas para colocação de produtos no mercado. Responsabiliza-se pela criação, desenho, desenvolvimento e acompanhamento da execução da peça-piloto, coordenando o desenvolvimento de coleções e de produtos até sua comercialização. Pode atuar como gerente de produto, planejando e decidindo o que determinada marca vai oferecer na estação, bem como a quantidade de cada peça a ser fabricada, negociando preços com fornecedores. Pode, também, atuar como comprador de lojas, consultor em moda e estilo ou consultor de imagem pessoal, prestando serviço de orientação e compras de roupas e acessórios para clientes particulares. Pode trabalhar como profissional autônomo ou ser contratado por confecções e lojas ou, ainda, ter seu próprio atelier. Para tanto, além do domínio das competências das qualificações técnicas anteriores, será capaz de: · Implementar alternativas de trabalho e estratégias de marketing e gestão adequadas às características e necessidades do mercado.· Criar, desenhar, desenvolver e acompanhar a execução de peças-piloto. · Coordenar o desenvolvimento de coleções e produtos. · Manter-se constantemente atualizado, evidenciando criatividade, habilidade manual, sensibilidade artística, capacidade de comunicação e de negociação.· Aplicar técnicas de primeiros socorros e métodos de higiene e segurança no trabalho.· Gerenciar o processo de trabalho, levando em consideração estratégias de gestão.
Para inscrição:
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:·
Requerimento de Matrícula;·
Cédula de Identidade (fotocópia);· Certidão de Nascimento ou de Casamento (fotocópia)· Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);·
Termo de ciência, para candidatos que estejam cursando o Ensino Médio.·
Documento Militar, para o sexo masculino entre 18 e 45 anos (apresentação para anotação);· Título de Eleitor, com comprovante de voto na última eleição, para maiores de 18 anos (apresentação para anotação).
As inscrições para o curso serão efetuadas em datas determinadas pela Unidade, respeitados os requisitos de acesso. As matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade e nos termos regimentais.Requisitos:Para inscrição no módulo de Qualificação, o candidato deverá ter o Ensino Fundamental completo. Para inscrição na Habilitação Técnica será exigido, no mínimo, estar cursando o Ensino Médio.
Duração total:864h
**Me**

Nenhum comentário: